Alan Wake 2 é um dos maiores fracassos da indústria.

Eu joguei o primeiro Alan Wake recentemente, gostei, apesar de não ser um estilo de jogo que eu goste, mesmo assim consegui me divertir e achei o jogo bem feito e interessante. E foi um sucesso comercial, dadas as devidas proporções.

Eu gosto muito da Remedy, acho os jogos deles muito divertidos e interessantes, inclusive Control é meu top 3. Mas acho que no Alan Wake 2 eles tiveram uma decisão em particular que contribuiu muito pro fracasso não só no lançamento mas também nas semanas e meses que seguiram e as vendas ainda não foram suficientes para sequer pagar o orçamento do jogo.

Mas primeiro gostaria de falar sobre as decisões bizonhas que a Remedy tomou pra publicar o jogo.

O erro inicial foi ter feito acordo com a bosta da Epic Games, que exigiu que o jogo no pc fosse vendido exclusivamente na porcaria da Epic Games Store, que tem em torno de 15% do mercado, enquanto a steam tem 85%, hoje em dia, na plataforma pc, para o seu jogo ser minimamente bem sucedido financeiramente ele precisa estar disponível na steam. Eu nunca vou gastar dinheiro comprando jogo na Epic Games, Essa decisão de exclusividade poderia ao menos ter sido mudada depois do primeiro mês de vendas fracas, colocando o jogo na steam já teria recuperado o investimento e começado a gerar lucro.

Segundo erro é uma cagada exclusiva da Epic Games, e foi não lançar midia física para os consoles, tem gente que joga video-game mas não acompanha noticias ou sequer sabe os jogos que estão sendo lançados, mas se elas estão passeando pelo shopping por exemplo e veem um jogo na pateleira, ele podem achar interessantes e comprar. Mas sem mídia física, esses clientes já foram perdidos.

Agora o terceiro erro e esse é 100% culpa da Remedy, e foi a decisão de usar Mesh Shaders para renderizar o jogo, uma tecnologia que só está disponível em placas de vídeo a partir do final de 2020, isso inclui placas GTX serie 16, RTX 2000 pela Nvidia, e serie RX 6000 por parte da AMD, o que fez muita gente que não tem placas de vídeo atuais o suficiente para contar com mesh shaders a nem sequer pensar em comprar esse jogo, já que eu não conseguiria jogar nem se que tivessa uma GTX 1080ti, pois nem ela rodaria o jogo no baixo, 720p a mais de 25 fps. Depois de muito tempo lançaram um patch pro jogo conseguir ser minimamente jogável nas placas da série GTX 1000, mas aí já era tarde demais, as pessoas já tinham se esquecido do jogo, e outras (e eu me incluo nessas) perderam totalmente a vontade de jogar depois de ver que a empresa basicamente queria obrigar a comprar uma placa de vídeo nova pra poder jogar o jogo deles.

O jogo foi lançado dia 23 de outubro de 2023, mais de um ano atrás e ainda não se pagou, sendo que até 19 de novembro de 2024 só tinha vendido 1.8 milhões de "cópias", enquanto isso tem jogo aí que se pagar em uma semana, com um lançamento bem feito e que o estúdio entende que é comercialmente melhor tornar possível para o maior número possível de pessoas consigam rodar seu jogo pois assim elas tem algum motivo pra comprar ele.

Em resumo, não coloquem seu jogos pra vender numa loja digital que ninguem usa, não deixe seu jogo exclusivamente digital nos consoles e não torne seu jogo impossível de ser jogado em mais da metade dos pc's do mundo.